GESNERIACEAE

Sinningia villosa Lindl.

EN

EOO:

26.506,364 Km2

AOO:

60,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

É endêmica do Brasil, ocorrendo no Nordeste (Bahia) e Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo) (Araujo; Chautems, 2010). SanMartin-Gajardo (2004) estudou a polinização dessa espécie, que ocorre cerca de 180 m de altitude em São João do Petrópolis (ES).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Maria Marta V. de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(iii)
Categoria: EN
Justificativa:

Segundo informações, a espécie tem distribuição disjunta, no sul do Estado da Bahia e sudeste dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, em hábitats em franca deterioração. Com AOO de 60 km² e sujeita a menos de cinco situações de ameaça, <i>S. villosa</i> foi considerada "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Sinônimo: Gloxinia villosa (Lindl.) Mart. (Chautems, com. pess.).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Detalhes: Floresce de dezembro a fevereiro (SanMartin-Gajardo, 2004; Perret et al., 2007) e é visitada pelas seguintes espécies de abelhas: Eulaema cingulata, Eufriesea purpurata, Euglossa sp., Tetragonisca sp. Como as anteras bloqueiam a entrada do tubo floral, apenas as espécies de língua comprida atuam como polinizadores (SanMartin-Gajardo, 2004). Ocorre em Mata Atlântica (Araujo; Chautems, 2010).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) local medium
Estabelecida desde 1982, a Estação Biológica de Caratinga (MG), compreende 880 hectares de matas que, na maior parte, sofreram variadas formas de exploração, desde o corte seletivo até a derrubada total para o estabelecimento de pastagens (Lombardi; Gonçalves, 2000).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.1 Crop
No passado a RPPN Miguel Abdala (MG) sofreu corte seletivo, pastagem e atualmente sofre ameaças com a agricultura (Veado, 2002).

Ações de conservação (4):

Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Estação Biológica de Caratinga, MG (Lombardi; Gonçalves, 2000), RPPN Miguel Abdala, MG; a RPPN possui plano de manejo (Veado, 2002) e Estação Biológica Caixa D'Água, ES (CNCFlora, 2012).
Ação Situação
5.7 Ex situ conservation actions on going
Espécie cultivada como ornamental (http://www.brazilplants.com/gesneriaceae/sinningia/sinningia-villosa.html; acesso em 16/72012). Espécie em cultivo limitado (Chautems, com. pess.).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN) segundo a Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN) segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo(Simonelli; Fraga, 2007).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Espécie cultivada como ornamental (http://www.brazilplants.com/gesneriaceae/sinningia/sinningia-villosa.html; acesso em 16/72012).