Sapotaceae

Pouteria scrobiculata Monachino

Como citar:

Eduardo Amorim; Lucas Jordão. 2021. Pouteria scrobiculata (Sapotaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

0,00 Km2

AOO:

4,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Alves-Araújo, 2020). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Amazonas — no município Presidente Figueiredo.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Lucas Jordão
Categoria: DD
Justificativa:

Pouteria scrobiculata é uma árvore, registrada para o bioma amazônico, ocorrendo sob Floresta de Terra Firme. A espécie não é endêmica e, no Brasil é conhecida por comente três únicos registros de coletas. Entretanto, somente um único registro possui coordenada, localizado no município de Presidente Figueiredo e os demais registros possuem localidade imprecisa, na Serra do Aracá. A região amazônica é caracterizada pela insuficiência nos esforços de coleta, o que acarreta em uma carência geral de dados sobre a distribuição. Assim, P. scrobiculata foi considerada como Dados Insuficientes (DD) neste momento. Expedições botânicas direcionadas a buscar pela espécie na localidade típica e em outras localidades próximas são necessárias para aumentar o conhecimento sobre sua distribuição e dinâmica populacional. Com isso, espera-se que, em breve, seja possível uma reavaliação de risco de extinção robusta, ainda considerando o aumento dos vetores de pressão que incidem na região de ocorrência da espécie.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2011 DD

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Fl. Neotrop. Monogr. 52: 356, 1990. É afim de Pouteria cuspidata e similar a P. cuspidata subsp. dura, mas difere nas folhas de textura fina, com a superfície superior pustulosa ou esburacada, poucas veias secundárias e no indumento sericioso dobrado das partes jovens, pedicelos e cálice (Pennington, 1990).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Amazônia
Vegetação: Floresta de Terra-Firme
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 20 m de altura (Pennington, 1990). Ocorre na Amazônia, em Floresta de Terra Firme (Alves-Araújo, 2020).
Referências:
  1. Alves-Araújo, A., 2020. Pouteria. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB39519 (acesso em 08 de setembro de 2021)
  2. Pennington, T.D., 1990. Sapotaceae. Flora Neotrop. 52, 1–770.

Reprodução:

Fenologia: flowering (Dec~Jan), flowering (May~Jun)

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Ecosystem conversion 2.3.2 Small-holder grazing, ranching or farming habitat past,present,future regional high
No município de Presidente Figueiredo a pecuária encontra-se em desenvolvimento, com perspectivas de aumento futuro, particularmente a criação de bovinos. A área ocupada pela agropecuária situa-se ao longo das estradas BR-174, AM240, onde estão implantadas diversas fazendas e com uma predominância de pastagens, e ao longo das vicinais, onde se pratica predominantemente atividades agrícolas (Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A., IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1997).
Referências:
  1. Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A., IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1997. Plano de Manejo da Reserva Biológica Uatumã. Plano Manejo Fase 1. URL http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de-manejo/rebio_uatuma_pm.pdf (acesso em 12 de setembro de 2019).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection needed
A espécie não é conhecida em nenhuma unidade de conservação, mas claramente existe a necessidade de melhorar a proteção do habitat nos locais onde se sabe que ela ocorre. São necessárias pesquisas adicionais para determinar se esta espécie está ou não experimentando um declínio efetivo ou está passando por flutuações naturais da população.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.