POACEAE

Paspalum burmanii Filg. et al.

Como citar:

Rodrigo Amaro; Luiz Santos. 2014. Paspalum burmanii (POACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

17.403,684 Km2

AOO:

20,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Endêmica do Brasil, ocorre na região Centro-oeste, no Distrito Federal e em Goiás, em Alto Paraíso e Niquelândia (Valls & Oliveira, 2013).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2014
Avaliador: Rodrigo Amaro
Revisor: Luiz Santos
Categoria: DD
Justificativa:

Erva de ocorrência restrita em Cerrado, é encontrada em Campo Rupestre e Cerrado lato sensu, onde se desenvolve sobre afloramentos rochosos (Oliveira & Valls 2013). Conhecida unicamente pelo material-tipo, coletado no estado de Goiás, município de Niquelândia, localidade de Macedo (CNCFlora, 2013). São necessários maiores esforços de coleta e um aumento do conhecimento sobre a espécie, a fim de se definir seu real estado de conservação na natureza.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Espécie descrita em Novon 11(1): 36. 2001. Morfologicamente relacionada com P. humboldtianum, P. buchtienii e P. phyllorachys (Filgueiras et al., 2001).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Substrato: rupicolous
Forma de vida: herb
Longevidade: perennial
Biomas: Cerrado
Fitofisionomia: Savana Parque, Savana
Habitats: 2 Savanna, 2.1 Dry Savanna, 2.2 Moist Savana
Clone: unkown
Rebrotar: unkown
Detalhes: Erva perene, ereta, de 80 cm a 1,5 m de altura (Filgueiras et al., 2001) ocorre no Cerrado, em Campo Rupestre, Cerrado lato sensu e vegetação sobre afloramentos rochosos, em substrato rupícola e terrícola (Valls & Oliveira, 2013).
Referências:
  1. VALLS, J.F.M.; OLIVEIRA, R.C. de. 2013. Paspalum in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB32309)
  2. FILGUEIRAS, TS ; MORRONE, O ; ZULOAGA, F.O. Paspalum burmanii (Poaceae : Paniceae), a new species from central Brazil. Novon, Vol.11(1), pp.36-39, 2001.

Reprodução:

Detalhes: Encontrada fértil em maio (Filgueiras et al., 2001).
Fenologia: flowering (May~May)
Estratégia: unknown
Sistema: unkown
Referências:
  1. FILGUEIRAS, TS ; MORRONE, O ; ZULOAGA, F.O. Paspalum burmanii (Poaceae : Paniceae), a new species from central Brazil. Novon, Vol.11(1), pp.36-39, 2001.

Ameaças (5):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
3.2 Mining & quarrying locality,habitat,occurrence,occupancy past,present,future local very high
Niquelândia é um dos municípios mais antigos do estado de Goiás, tendo surgido com a notícia da descoberta do ouro, possuindo atualmente uma das maiores reservas de níquel do mundo (IBGE, 2013). São 120 minérios explorados, sendo que entre os principais, além do níquel e subprodutos, estão também: o ouro, o cobre, o cobalto, a mica, o ferro, o manganês, o cristal, o amianto, o diamante, o quartzo, o calcário, o mármore, até o urânio e outros minerais radioativos (IBGE, 2013). Espécie encontrada em ambiente próximo a Usina de extração de Níquel de acordo com dados de coleta (CNCFlora, 2013).
Referências:
  1. IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ Niquelândia Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/pesqmun.php?pesqmun=niquelandia >. Acessado em 24 de agosto . 2013
  2. CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
2.3.3 Agro-industry grazing, ranching or farming habitat,occurrence past,present,future regional very high
No município de Alto Paraíso a pecuária encontra-se em constante expansão e configura-se como importante ameaça no município, contribuindo para invasão de gramíneas exóticas e aumento na freqüência dos incêndios (Souza & Felfili, 2006). A pecuária em Niquelândia se destaca pela produção de gado leiteiro e de corte, e uma alta produção na suinocultura, piscicultura, avicultura e apicultura (PREFEITURA MUNICIPAL DE NIQUELÂNDIA, 2014).
Referências:
  1. SOUZA, C. D.; FELFILI, J. M. Uso de plantas medicinais na região de Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n.1, p. 135-142, 2006.
  2. PREFEITURA MUNICIPAL DE NIQUELÂNDIA. Disponível em: <http://www.niquelandia.go.gov.br/index.php/nossa-cidade>. 2014
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
2.1 Annual & perennial non-timber crops habitat,occurrence,locality past,present,future regional very high
O cerrado é um ambiente extremamente explorado especialmente pela agricultura modernizada, que em menos de trinta anos, modificou drasticamente a paisagem de Goiás, com destaque para os extensos chapadões que se tornaram imensos "mares" de soja (Mesquita & Diniz, 2004), levando a eliminação de grande parte da vegetação nativa (Silva, 2010). No município de Alto Paraíso, em Goiás há atividade agrícola em expansão (Souza & Felfili, 2006).
Referências:
  1. MESQUITA, H.A.; DINIZ; J.S. As barragens para aproveitamento hidrelétrico (AHE): a mais recente ameaça ao bioma cerrado. Revista da UFG, v. 7, n. 01, 2004.
  2. SILVA, J. S. Considerações Sobre a Ocupação do Cerrado na Microrregião do Sudoeste de Goiás: Modernização Versus Degradação. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 3, no. 1, p. 89-99, 2010.
  3. SOUZA, C. D.; FELFILI, J. M. Uso de plantas medicinais na região de Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n.1, p. 135-142, 2006.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
2.2 Wood & pulp plantations regional high
No município de Niquelândia, em Goiás há silvicultura extensiva de eucalipto (Minette et al., 2008).
Referências:
  1. MINETTE, L. J.; SILVA, E. N. DA; FREITAS, K. E. DE; SOUZA, A. P. DE; SILVA, E. P. Análise técnica e econômica da colheita florestal mecanizada em Niquelândia, Goiás. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 12, n. 6, p.659-665, 2008.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3 Tourism & recreation areas habitat,occurrence present,future regional high
Niquelândia ocupa a bacia Tocantins-Araguaia,com diversos manaciais, lagos, grutas, cachoeiras, Serra da Mesa, Lagoa Azul e a Belíssima Lagoa Santa que sustentam imenso potencial turístico (PREFEITURA MUNICIPAL DE NIQUELÂNDIA, 2014).
Referências:
  1. PREFEITURA MUNICIPAL DE NIQUELÂNDIA. Disponível em: <http://www.niquelandia.go.gov.br/index.php/nossa-cidade>. 2014