Myrtaceae

Eugenia squamiflora Mattos

Como citar:

Eduardo Fernandez; Marta Moraes. 2019. Eugenia squamiflora (Myrtaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

3.164,347 Km2

AOO:

12,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2019), com ocorrência nos estados: BAHIA, município de Jacobina; PARANÁ, município de Cerro Azul.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2019
Avaliador: Eduardo Fernandez
Revisor: Marta Moraes
Categoria: DD
Justificativa:

Árvore endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2019) é conhecida popularmente como araça-peludo. Foi documentada em Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial) e Floresta Ombrófila Mista associada à Mata Atlântica, nos estados da Bahia, município de Jacobina, Paraná, município de Cerro Azul. Somente duas coletas foram realizadas nos anos 1990, após a coleta do material-tipo na Bahia, única ocasião em que a espécie foi documentada neste estado. Poderia ser considerada Em Perigo (EN) de extinção pela sua distribuição conhecida (valores de EOO e AOO dentro do limiar para a categoria mencionada), porém diante da disjunção incomum apresentada pelos atuais registros válidos e o estado de conhecimento geral disponível para E. squamiflora, a espécie foi considerada como Dados Insuficientes (DD) nesta ocasião. Mesmo diante deste cenário de amplificação de stress antrópicos ao longo de sua distribuição conhecida, esforços de coleta ainda são considerados insuficientes em algumas áreas potenciais para sua ocorrência. Novos estudos buscando encontrar a espécie em outras localidades, além de revisão nos materiais disponíveis associados a E. squamiflora nos herbários brasileiros, fazem-se necessários para melhorar o conhecimento sobre sua distribuição e dinâmica populacional e assim possibilitar uma robusta avaliação de seu risco de extinção no futuro ante o avanço das ameaças documentadas em sua área de distribuição conhecida e potencial.

Último avistamento: 1992
Quantidade de locations: 3
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Mattos, J.R., Loefgrenia, 28: 1, 1969. Comumente conhecida como: Araçá-peludo (Barbosa et al, 2017)

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido o valor econômico da espécie.

População:

Detalhes: Não existem dados sobre a população.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Floresta Ombrófila Mista
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Mista
Habitats: 1 Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvores de 3-12 m de altura (Hatschbach 54433), ocorrendo no domínio da Mata Atlântica (Flora do Brasil 2020 em construção, 2019).

Reprodução:

Detalhes: Eugenia squamiflora é uma espécie hermafrodita, foi coletada com flores em junho (Hatschbach 57110), setembro (Hatschbach 54433); e com frutos em junho (Hatschbach 57110).
Sistema sexual: hermafrodita

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Ecosystem conversion 2.3 Livestock farming & ranching habitat past,present local high
O município de Jacobina com 235867 ha tem 45% de seu território (106189 ha) ocupados por pastagem e o município de Cerro Azul (PR), com cerca de 134.119 ha, contém 17% de sua área convertida em pastagem (Lapig, 2018).
Referências:
  1. Lapig, 2018. http://maps.Lapig.iesa.ufg.br/Lapig.html (acesso em 07 de novembro 2018).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Ecosystem conversion 2.2 Wood & pulp plantations locality past,present local high
O município de Cerro Azul (PR), com cerca de 134119 ha, contém 18% de sua área convertida em floresta plantada (Lapig, 2019).
Referências:
  1. Lapig, 2019. http://maps.Lapig.iesa.ufg.br/Lapig.html (acesso em 13 de setembro 2019).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
3.4 Ex-situ conservation on going
Eugenia squamiflora é uma espécie produzia em viveiro de mudas da Reserva Natural da Vale. (Sobrade, 2019)
Referências:
  1. Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas, 2019. http://www.sobrade.com.br/download/estoqueMudas.pdf (Acesso em 13 de setembro 2019)
Ação Situação
5 Law & policy needed
A espécie ocorre em territórios que possivelmente serão contemplados por Planos de Ação Nacional (PANs) Territoriais, no âmbito do projeto GEF pró-espécies: todos contra a extinção: Território Paraná - TER19.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.